Micron, fornecedor americano de memória DRAM e NAND, anunciou recentemente dois novos produtos para expandir seu portfólio de unidades SSD para data centers. Os SSDs 6500 ION e XTR NVMe foram projetados para atender a cargas de trabalho de data centers com alta intensidade de escrita, oferecendo alta capacidade e níveis de resistência elevados que, segundo a empresa, ajudarão os centros de dados a reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência de armazenamento.
Visando o mercado de alta capacidade, o 6500 ION é uma unidade de disco TLC com a tecnologia de nó de 232 camadas da Micron, tornando-se o primeiro SSD NVMe com mais de 200 camadas do mundo. De acordo com a empresa, ele oferece até 34% menos latência média de leitura em comparação com os SSDs QLC, até 58% de velocidade de escrita sequencial mais rápida, até 62% mais IOPS de leitura aleatória de 4KB, mais de 30 vezes mais IOPS de gravação aleatória de 4KB e resistência de gravação aleatória de 4KB 10 vezes maior para maior longevidade e flexibilidade.
As unidades 6500 ION estão disponíveis apenas na capacidade de 30,72 TB por enquanto, em formatos U.3 e E1.L. A Micron afirma que elas oferecem o valor da memória flash QLC com todas as vantagens da tecnologia TLC. Em termos de desempenho, elas fornecem até 6,8 / 5GB/s de taxa de transferência sequencial de leitura/escrita e até 1 milhão / 200.000 IOPS de leitura aleatória. As unidades também consomem apenas 20W de energia, o que é inferior aos 25W usados pelos produtos existentes.
Quanto ao XTR, ele é direcionado ao mercado de resistência e está disponível nas capacidades de 960GB e 1,92TB. Essas unidades oferecem velocidades de leitura sequencial de até 6.800MB/s e velocidades de gravação sequencial de até 5.600MB/s e 5.300MB/s, respectivamente. Ambas oferecem até 900.000 IOPS de leitura aleatória, enquanto as velocidades de gravação aleatória variam de 250.000 IOPS para as unidades de 960GB a 350.000 IOPS para as unidades de 1,92TB. Ambas possuem uma latência de leitura de 60 µs e uma latência de gravação de 15 µs.
Desempenho e eficiência: benefícios de SSDs para Data Centers
As unidades XTR oferecem resistência de até 60 DWPD em cargas de trabalho sequenciais e 35 DWPD em cargas de trabalho aleatórias de 4K, valores substancialmente mais altos do que os SSDs NAND convencionais. Considerando que a Intel descontinuou sua linha Optane, será interessante ver se essas unidades serão capazes de oferecer níveis de resistência semelhantes na vida real e a um preço mais baixo.
Tanto o 6500 ION quanto o XTR entrarão em produção em volume ainda este mês, e apesar de serem produtos corporativos, espera-se que estejam disponíveis nos canais de varejo em algum momento. No entanto, ainda não há informações concretas sobre sua disponibilidade e preço.
Com esses lançamentos, a Micron fortalece sua presença no mercado de unidades SSD para centros de dados. Os produtos 6500 ION e XTR oferecem soluções de armazenamento de alto desempenho, alta capacidade e resistência aprimorada, visando a redução dos custos operacionais e a melhoria da eficiência de armazenamento nos ambientes de data center.
Leia também: Hackers conseguem forçar remotamente os dispositivos Wi-Fi a esgotar suas baterias
1 comentário
Resposta: Nova versão do Intel NUC 13 Pro "Desk Edition" é lançada com design atraente