No meio do crescente boom da IA que impulsiona a Nvidia para o clube do trilhão de dólares, ao lado das maiores empresas de tecnologia do mundo, a empresa continua a revelar novas ferramentas de hardware e software para aproveitar ao máximo a IA. Uma delas pode se tornar um novo método para facilitar o desenvolvimento de arte 3D para entretenimento e fins empresariais. Conheça o Neuralangelo!
Nvidia Neuralangelo
A Nvidia revelou um modelo de IA que pode examinar clipes de vídeo 2D de objetos e cenários para reproduzi-los em 3D digital. A tecnologia, chamada Neuralangelo, pode se tornar útil no desenvolvimento de jogos, gêmeos digitais industriais e robótica.
Suponha que um designer use um smartphone para gravar um breve vídeo de um caminhão em múltiplos ângulos. Nesse caso, o Neuralangelo pode selecionar os melhores frames para construir um esboço 3D do veículo antes de otimizar um modelo mais detalhado. O usuário pode então importar o modelo para um programa CAD. A ferramenta pode fazer algo semelhante com uma estrutura inteira ou interior usando vídeo de um drone.
Ao contrário de modelos anteriores, a Nvidia afirma que o Neuralangelo pode capturar detalhes minuciosos, como painéis de vidro, mármore liso ou telhas de telhado, com mais precisão. O whitepaper da empresa sobre o método mostra o nível mais alto de granularidade do Neuralangelo em comparação com modelos concorrentes, como NeuS e NeuralWarp, ao reproduzir objetos pequenos ou grandes edifícios.
A empresa apresentará o Neuralangelo e quase outros 30 projetos de pesquisa sobre assuntos relacionados na Conferência de Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões (CVPR) em Vancouver, no final de junho. O Neuralangelo é uma das várias tecnologias que a Nvidia apresentou recentemente, aproveitando a IA.
Leia também: Samsung lança nova linha de soundbars para melhorar sua experiência sonora
No Computex em Taipei, a empresa demonstrou um serviço que utiliza IA generativa para fornecer a NPCs de jogos de vídeo uma variedade mais abrangente de diálogos. Ele também pode reagir dinamicamente ao que os jogadores dizem. A Nvidia também apresentou a plataforma de supercomputação DGX GH200, que fornecerá chips poderosos para ajudar clientes como Microsoft, Google, Meta e SoftBank com aplicativos baseados em IA.
Apesar da decepção com as recentes GPUs para consumidores da Nvidia, a empresa está vivenciando um crescimento explosivo no setor de hardware empresarial. Modelos de IA generativa, como o ChatGPT, que a OpenAI desenvolveu com milhares de placas gráficas da Nvidia, ajudaram a impulsionar um boom no setor, elevando a avaliação da Nvidia para mais de US$ 1 trilhão, tornando-se a primeira empresa de chips a se juntar às fileiras de Apple, Amazon e Microsoft.