Em uma declaração durante a reunião anual de acionistas da Apple nesta semana, o CEO Tim Cook afirmou o forte investimento da empresa em IA generativa (GenAI) para facilitar a vida dos usuários. Ele ainda declarou que a “inteligência artificial irá desbloquear oportunidades transformadoras para os usuários em produtividade, resolução de problemas e muito mais”.
Cook disse que a Apple está dedicando “enorme tempo e esforço” à IA e que “inovará” com GenAI ainda este ano. Ele também adiantou que a empresa revelará mais detalhes sobre seus planos de IA no futuro. Em uma aparente crítica aos concorrentes, Cook afirmou que Cupertino já trabalha em GenAI há muito tempo, mas está adotando uma abordagem cautelosa para garantir que a tecnologia realmente beneficie os consumidores.
A declaração de Cook vem quase um mês após a teleconferência de resultados trimestrais mais recente da Apple, onde ele confirmou o trabalho em recursos de GenAI para serem lançados aos consumidores até o final do ano. A empresa havia anteriormente anunciado funcionalidades de autocorreção e previsão de texto baseadas em IA para iPhones, iPads e Macs.
O anúncio surge em meio à crescente pressão de investidores que acreditam que a Apple está ficando para trás de concorrentes como Google, Microsoft e Meta em pesquisa de IA. Analistas de mercado questionam a falta de grandes anúncios relacionados à IA por parte da Apple, enquanto investidores desejam saber mais sobre as iniciativas da empresa no espaço GenAI.
Leia também: Musk anuncia XMail, após rumores de encerramento do Gmail
Cook espera que seu anúncio tranquilize investidores preocupados com a suposta falta de entusiasmo da Apple em relação à IA e os convença de que a empresa leva a sério a competição no setor. Embora rumores sugiram que as próximas iterações do iOS, iPadOS e macOS possam incluir uma série de recursos de IA, resta saber quantos deles estarão presentes nas versões dos sistemas operacionais que serão lançadas no final do ano.
A garantia da Apple a analistas e investidores vem um dia após relatos sugerirem que a empresa silenciosamente abandonou seu projeto de carro elétrico e realocou parte da equipe para trabalhar em iniciativas de IA. A decisão de encerrar o projeto de VE foi uma surpresa até para a maioria dos insiders da Apple, mas a empresa espera que sua aposta em GenAI e realidade virtual dê frutos a longo prazo.