A Electronic Arts (EA), uma das maiores empresas de videogames do mundo, anunciou nesta semana uma onda de demissões que afetará cerca de 670 funcionários, o equivalente a 5% do seu quadro global. A medida integra uma série de reestruturações que incluem o encerramento do desenvolvimento de alguns jogos e o distanciamento de certas IPs licenciadas.
Demissões e cancelamentos na Electronic Arts
Em comunicado interno, o CEO da EA, Andrew Wilson, justificou as demissões como uma reação à “aceleração da transformação da indústria, onde as necessidades e motivações dos jogadores mudaram significativamente”. Ele acrescentou que a empresa estará otimizando sua estrutura global, incluindo a redução de espaço físico para “melhor apoiar os negócios”.
Um detalhe interessante é que a EA também está se afastando do desenvolvimento de algumas IPs licenciadas futuras. Embora a empresa continue trabalhando em jogos como o terceiro título da série Jedi Fallen Order, Iron Man e Pantera Negra, nenhum deles deve ser afetado pela decisão.
“Esse foco maior nos permite impulsionar a criatividade, acelerar a inovação e dobrar de tamanho em nossas maiores oportunidades”, disse Wilson em um comunicado à imprensa. “Isso inclui nossa própria propriedade intelectual, esportes e comunidades online massivas – para entregar o entretenimento que os jogadores querem hoje e no futuro.”
De acordo com o IGN, um título cancelado como parte da reestruturação é um FPS de Star Wars, ainda sem nome, que contaria com um protagonista Mandaloriano e se passaria durante o auge do Império Galáctico. O projeto estava sendo desenvolvido pela Respawn, estúdio responsável pelo aclamado Titanfall 2 e Apex Legends. Esta é a segunda vez que a Respawn enfrenta uma situação similar: a EA cancelou o desenvolvimento de Titanfall 3 após dez meses de trabalho.
A maioria dos funcionários afetados pela decisão da EA fará parte de equipes de suporte. A empresa espera realocar desenvolvedores de projetos cancelados para outras áreas.
Vale ressaltar que esta não é a primeira reestruturação da EA em um curto período. Em março de 2023, a empresa demitiu 775 funcionários, 6% de sua força de trabalho, como parte de uma “reorganização”. Além disso, houve cortes no quadro da Codemasters, estúdio adquirido pela EA, em dezembro do ano passado.
O ano de 2024 começou há apenas dois meses, mas o setor de games já registra cerca de 8.000 demissões nos estúdios. Esse número representa 80% das aproximadamente 10.000 perdas de emprego registradas em toda a indústria em 2023. Apenas nesta semana, a PlayStation dispensou 900 funcionários e fechou seu estúdio de Londres. Supermassive, Deck Nine e Cloud Imperium Games são alguns dos outros grandes nomes que realizaram cortes de pessoal neste ano.
Próximo: Microsoft anuncia o lançamento do aguardado Flight Simulator 2024 com recursos inovadores