A Nvidia lançou uma versão atualizada do Ultra Low Motion Blur (ULMB), uma técnica para monitores G-Sync que melhora a clareza de movimento, inicialmente lançada em 2015. O novo G-Sync Ultra Low Motion Blur 2, ou ULMB 2, promete corrigir algumas das deficiências que afetaram o uso da função por muitos jogadores competitivos.
Segundo a Nvidia, os tempos de resposta dos monitores eram bastante lentos quando o ULMB foi introduzido, resultando em fantasmas e imagens borradas significativos. Para melhorar a clareza de movimento, ou seja, a capacidade de ver e compreender claramente objetos em movimento, o ULMB utilizou uma técnica chamada backlight strobing, que desativa a retroiluminação 75% do tempo.
Leia também: Usuários relatam adaptadores de energia RTX 4090 de 16 pinos derretendo, novamente
O ULMB original também precisava reduzir a taxa de atualização para dar aos píxeis mais tempo para se posicionarem corretamente antes de ativar a retroiluminação. Isso, combinado com uma imagem menos brilhante (lembrando que a retroiluminação fica desligada três quartos do tempo), eram desvantagens que muitos jogadores simplesmente não estavam dispostos a aceitar.
Com o ULMB 2, os usuários têm backlight strobing com a taxa de atualização completa, o que resulta em uma imagem significativamente mais brilhante. A nova tecnologia da Nvidia só ativa a retroiluminação quando cada pixel está em seu estado correto, evitando assim a transição que causa o borrão.
Para minimizar o crosstalk, a Nvidia é capaz de “controlar o tempo de resposta dependendo de onde está a varredura vertical, de modo que os pixels em todo o painel estejam no nível certo no momento exato em que a retroiluminação é ativada”. Essa técnica é chamada de Vertical Dependent Overdrive pela Nvidia.
O ULMB 2 está disponível para teste agora e é totalmente gratuito por meio de uma atualização de firmware com um único clique. Para serem compatíveis com o ULMB 2, os monitores devem atender aos seguintes requisitos:
- Oferecer mais de 1.000 Hz de clareza de movimento efetiva
- Suportar o ULMB 2 na taxa de atualização total do monitor
- Entregar mais de 250 nits de brilho com mínimo crosstalk ou imagens duplicadas
No momento desta escrita, dois monitores – o Asus Predator XB273U F e o ROG Swift 360 Hz PG27AQN – suportam esse novo recurso. Dois monitores adicionais – o ROG Swing Pro PG248QP e o AGON AG276QSG – estão chegando em breve, segundo informações.
Com essa nova tecnologia, os jogadores competitivos poderão desfrutar de uma experiência de jogo mais clara e nítida, eliminando os problemas de fantasmas e borrões nas imagens em movimento. Com a atualização de firmware gratuita, a Nvidia torna mais fácil para os usuários aproveitarem ao máximo seus monitores G-Sync compatíveis com o ULMB 2.
Portanto, se você é um jogador competitivo em busca de maior clareza de movimento em seu monitor G-Sync, não deixe de experimentar o ULMB 2 e aproveitar essa nova tecnologia emocionante.