Há meio ano, desde a última declaração oficial da Nvidia sobre os danos nos adaptadores de cabo do RTX 4090, novos casos indicam que o problema não desapareceu. A responsabilidade tem sido atribuída à Nvidia, ao erro do usuário e ao editor das especificações. Mudar para fontes de alimentação ATX 3.0 ainda é a opção mais segura. Agora temos relatos de adaptadores de energia RTX 4090 de 16 pinos derretendo.
Pelo menos três novos relatos de derretimento de adaptadores de 16 pinos para a placa de vídeo flagship da Nvidia, a GeForce RTX 4090, surgiram no Reddit nesta semana. As reclamações podem indicar que algo ainda está errado com os conectores, seis meses após a controvérsia ter surgido.
Os problemas começaram em outubro, quando vários proprietários do RTX 4090 relataram que seus cabos de energia haviam queimado ou derretido. Em novembro, a Nvidia reconheceu 50 casos em todo o mundo, afirmando que os usuários haviam conectado incorretamente os adaptadores. No entanto, o Igor’s Lab questionou a qualidade da solda dos adaptadores fornecidos. Um usuário abriu um processo coletivo contra a equipe da Nvidia, e a AMD aproveitou a oportunidade para alfinetar seu concorrente em um tweet de feriados no ano passado (abaixo).
O RTX 4090 utiliza conectores de 16 pinos 12VHPWR e suporta nativamente fontes de alimentação ATX 3.0. Os usuários que não desejam gastar dinheiro extra para atualizar suas fontes de alimentação ATX 2.0 podem utilizar os adaptadores inclusos em seus conectores de 8 pinos.
Um dos novos incidentes ocorreu após cerca de seis meses de uso. O usuário afirma ter conectado os adaptadores corretamente e de forma segura. Da mesma forma, um segundo usuário relata que seu adaptador, conectado corretamente, começou a emitir fumaça cerca de seis ou sete meses após a instalação. O usuário utilizava principalmente o PC para treinar modelos de IA, e não para jogos. Um aspecto peculiar do segundo relato é que o PC afetado contém um segundo RTX 4090 que não apresentou nenhum problema.
Um terceiro relato vem de alguém que utiliza um adaptador Corsair SF750 platinum de terceiros. Supondo que ele tenha sido conectado corretamente, essa ocorrência pode sugerir que o adaptador não seja o problema. Ainda mais estranho é que o usuário limitou a potência da GPU a 70% e a emparelhou com um modesto processador Ryzen 7600, portanto, a fonte de alimentação certamente não estava sobrecarregada.
Relatos de derretimento ou queima dos conectores do RTX 4090 em fontes de alimentação ATX 3.0 não foram relatados. Portanto, a melhor forma de proteção contra o problema é provavelmente evitar o uso de qualquer adaptador e simplesmente fazer a atualização para uma fonte de alimentação ATX 3.0, o que provavelmente não custaria muito em comparação com a placa de vídeo de US$ 1.600. Aqueles que não podem evitar o uso dos adaptadores podem verificar o status da conexão de 16 pinos com um novo recurso no GPU-Z.
Possíveis causas dos adaptadores de energia RTX 4090 de 16 pinos derretendo
O texto menciona que a Nvidia atribuiu inicialmente os problemas a erros de conexão dos usuários, enquanto outras fontes questionaram a qualidade da solda dos adaptadores fornecidos. Explorar as possíveis causas desses problemas, incluindo o papel da solda e a complexidade dos conectores, ajudaria os leitores a entender melhor a situação.
A importância da atualização para fontes de alimentação ATX 3.0
Destacar os benefícios e a importância de atualizar para uma fonte de alimentação ATX 3.0 pode ser um tópico relevante para os leitores interessados em resolver ou prevenir problemas semelhantes. Discutir a compatibilidade do ATX 3.0 com o RTX 4090 e como isso pode melhorar a segurança e o desempenho do sistema seria uma informação valiosa.
Os relatos recentes de problemas contínuos com os adaptadores de cabo do Nvidia RTX 4090 indicam que a questão ainda não foi completamente resolvida. Enquanto as causas exatas desses problemas ainda são objeto de debate, é recomendável que os usuários evitem o uso de adaptadores e atualizem para fontes de alimentação ATX 3.0 para garantir a segurança e o desempenho ideais. A Nvidia e outras partes envolvidas devem continuar investigando e abordando essas preocupações para fornecer uma solução confiável e duradoura aos usuários do RTX 4090.
Leia também: Intel quer promover PCs pré-montados com GPUs Arc Alchemist
2 Comentários
Resposta: Lançamento da RTX 4060 Ti da Nvidia decepciona no Japão
Resposta: Nvidia lança ULMB 2 para monitores G-Sync - TechGEEK