O sucesso do recém-lançado jogo de tiro “Helldivers 2”, da Arrowhead Game Studios, está trazendo uma dor de cabeça positiva: a alta demanda de jogadores. O game enfrenta problemas de capacidade de servidor, o que gera longas filas de espera para entrar nas partidas.
O estúdio já aumentou a capacidade de servidores diversas vezes desde o lançamento, passando de 250.000 jogadores simultâneos para 450.000 e, recentemente, para 700.000. Apesar do esforço, o desenvolvedor principal Johan Pilestedt prevê que o limite será atingido e que o tempo de espera ainda será incômodo, mas “mais suportável”.
Pilestedt explica que expandir a capacidade não é apenas uma questão de investimento. “É um trabalho que exige otimização do código do servidor. Estamos atingindo alguns limites reais”, afirmou.
A frustração dos jogadores é evidente, já que muitos acabam passando mais tempo em telas de carregamento do que jogando. O problema lembra o lançamento conturbado de outros jogos online, como de Diablo II: Resurrected, da Blizzard, que sofreu com filas extensas e ataques DDoS intencionais.
Com a enxurrada de críticas negativas no Steam devido às filas, a avaliação do jogo chegou a cair para “misto”. Desde então, a nota voltou para “majoritariamente positivo” devido aos esforços da Arrowhead para conter a crise.
Além de aumentar a capacidade, a desenvolvedora lançou uma atualização com outras correções, como um sistema que remove jogadores inativos após 15 minutos para liberar vagas.
Apesar dos elogios da crítica e fãs pela ação cooperativa intensa, os problemas de servidor se tornaram o calcanhar de Aquiles de Helldivers 2. A espera para entrar nas partidas tem sido um obstáculo para os jogadores ansiosos por enfrentar hordas alienígenas.
O jogo está disponível exclusivamente para PC e PlayStation 5, o que gera pedidos dos jogadores do Xbox para que a Arrowhead o lance também em seu console. Vale lembrar que o público do Xbox não se manifestou, ou até debochou, quando os jogadores da PlayStation lamentaram o cancelamento de Starfield e do próximo The Elder Scrolls após a aquisição da Zenimax pela Microsoft. Como diz o ditado, “a fila anda”.
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