A Netflix está enfrentando uma nova fase em seu modelo de negócios, uma vez que está ficando cada vez mais difícil encontrar pessoas na Terra dispostas a pagar por seus serviços. Para combater essa situação, a empresa está testando uma maneira de prevenir o compartilhamento de contas. Essa mudança está agora em vigor nos Estados Unidos.
Anteriormente, a Netflix anunciou que bloquearia o compartilhamento de senhas antes de julho de 2023 nos EUA, e, de fato, a empresa está enviando e-mails para as contas que estão sendo acessadas em múltiplos locais. Essa alteração já havia sido implementada em alguns outros países selecionados.
Agora, as contas da Netflix possuem uma área “doméstica” distinta onde o streaming é permitido, porém qualquer pessoa fora dessa área precisará pagar por uma vaga adicional ou transferir seu perfil para uma conta separada. A vaga adicional nos planos Standard ou Premium custa $7,99 por mês, o que é mais barato do que um plano básico, standard ou premium avulso. No entanto, o membro adicional deve estar no mesmo país do proprietário da conta original, e pessoas que recebem a Netflix por meio de pacotes inclusos ou contas de terceiros não podem configurar membros adicionais.
Mesmo se você não compartilhar sua conta com amigos ou familiares, o sistema doméstico ainda tornará as viagens mais incômodas – você terá que solicitar um código de acesso à Netflix para obter acesso a uma TV em um hotel ou casa de férias.
A Netflix é o primeiro serviço de streaming mainstream a implementar restrições de acesso remoto, e isso pode levar muitas pessoas a simplesmente cancelarem suas contas. No entanto, se a empresa ainda conseguir obter lucros mais altos no final, outros serviços de streaming podem tentar movimentos semelhantes para extrair mais dinheiro dos usuários existentes. A Disney+, por exemplo, ainda está enfrentando dificuldades para expandir sua base de assinantes.
Mudanças na política de compartilhamento de contas
Com o objetivo de aumentar suas receitas e combater o compartilhamento de contas, a Netflix implementou uma nova política que restringe o acesso remoto e exige o pagamento de uma vaga adicional para membros fora da área doméstica.
A estratégia adotada pela Netflix poderá influenciar outras plataformas de streaming a tomarem medidas semelhantes para maximizar suas receitas, o que pode levar a um aumento da competição no setor e a uma possível retração dos usuários.
Essas mudanças na política de compartilhamento de contas da Netflix têm gerado debates acalorados entre os assinantes, que agora precisarão decidir se estão dispostos a arcar com os custos adicionais para continuar usufruindo dos serviços de streaming. À medida que a indústria de entretenimento evolui e busca novas formas de monetização, é provável que outras plataformas também considerem estratégias semelhantes. Resta aguardar para ver como essa nova abordagem impactará o mercado de streaming nos próximos meses.
Leia também: 1Password agora suporta passkeys para autenticação