Você sabe como a tecnologia e a saúde podem andar juntas? Como de costume, quero que vocês coloquem os pés no passado. Onde eram levados os doentes e feridos? Bom, esta é uma pergunta complicada de fazer, pois existia uma época que, de fato, não existiam médicos especialistas, mas sim clérigos que acreditavam em forças divinas para fazer a pessoa se curar. Por efeito placebo, é possível que estas pessoas até conseguissem ser curadas após alguns “rituais” (os mais sortudos).
Com o avanço dos tempos, pessoas curiosas com o corpo humano foram surgindo lentamente, aumentando seu conhecimento e elaborando técnicas para isto, mas infelizmente era raro alguém conseguir escapar de uma doença. Tudo isto era tão complicado, pois não existiam hospitais, transportes seguros ou meios de comunicação que os possibilitassem acesso a devida recuperação.
Hoje em dia, graças a diversas pesquisas e avanços tecnológicos a partir delas, temos os indispensáveis hospitais e postos de saúde que conseguem atender toda a população (ou parte delas pelo menos).
Uso da tecnologia na saúde
Certamente você já deve ter ido em um hospital, certo? Qual é a primeira atitude após chegar neste local? Dar os seus dados na portaria e espera a pessoa digita-los no computador. Logo após, procura um assento e espera “ansiosamente” pelo seu atendimento, muitas vezes tendo uma senha e sendo chamado em um painel.
Com este exemplo acima, vocês conseguiram perceber o que a tecnologia nos proporcionou? Se não fosse o computador da atendente, certamente ela não conseguiria transmitir a sua situação para um médico competente, tão pouco conseguiria organizar tantos pacientes por dia. Fora isso, também existe a possibilidade de chamar uma ambulância caso tenha algum problema. Devemos tudo isto para o fenômeno da tecnologia.
Já nas clínicas de nutrição esportiva e medicina esportiva encontramos o exame de bioimpedância, que mede em alguns segundos toda composição corporal, isso mesmo, a pessoa sobe na maquina e em 60 segundos o médico tem informações como água corpora, gordura e etc. Eu mesmo já fiz meu exame de bioimpedância aqui em São paulo.
Como não bastasse, ainda contamos com diversos aplicativos de celular para acompanhar a saúde. Talvez o benefício mais tangível deste processo evolutivo é a possibilidade de aprender técnicas de primeiros socorros caso seja necessário.
Sabemos que a área da saúde esta longe de ser perfeita, mas seus estudos e soluções tecnológicas não param de crescer. Precisamos fazer mais parte disto!