Apesar de ninguém acreditar que Final Fantasy XVI permaneceria exclusivo para o PlayStation 5 para sempre, os rumores iniciais sugeriam que o jogo seria lançado para PC em algum momento após a estreia no console, como aconteceu com outros títulos da série. No entanto, isso não se concretizou. No entanto, a Square Enix confirmou de forma inequívoca que está trabalhando em uma versão para PC.
O produtor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida, afirmou à Ascii que o desenvolvimento da versão para PC do jogo começará após o lançamento da versão para PlayStation 5 em 22 de junho. O título sempre foi entendido como exclusivo para o PS5, mas a Square Enix e a Sony não divulgaram muitas informações sobre a duração dessa exclusividade.
Embora Final Fantasy seja conhecido como um carro-chefe dos RPGs de console há décadas, todos os principais jogos da série receberam versões para PC nos últimos anos. Mais recentemente, o conjunto de remasterização de pixels trouxe os seis primeiros jogos para o PC pela primeira vez.
A única pista sobre quando Final Fantasy XVI pode chegar a outras plataformas que não sejam o PlayStation surgiu brevemente em um vídeo promocional dos jogos do PlayStation, em novembro de 2022. As imagens incluem um clipe do jogo com apenas alguns segundos e uma nota de rodapé mencionando seis meses de exclusividade no PS5, mas sem nenhuma palavra oficial sobre o assunto desde então.
Se o pequeno trecho do vídeo realmente descreve um acordo de exclusividade entre a Sony e a Square Enix, então as outras versões do jogo não chegariam antes de dezembro de 2023. Levando em consideração a declaração de Yoshida-san sobre o início do desenvolvimento, esse seria um prazo realista, porém apertado. Outros títulos de Final Fantasy demoraram significativamente mais tempo para migrar dos consoles para o PC.
Final Fantasy XV chegou ao PC em 2018, dois anos após o lançamento original em 2016 para PlayStation 4 e Xbox One. O remake de Final Fantasy VII foi lançado na Epic Games Store em dezembro de 2021 – um ano e meio depois de sua estreia em abril de 2020 no PS4. Recentemente, também foi disponibilizado no Steam.
Embora os jogos de Final Fantasy sejam conhecidos por adotarem enredos e jogabilidade drasticamente diferentes a cada novo título, a última edição é possivelmente a maior mudança da série até o momento. Enquanto a maioria dos jogos da franquia permite aos jogadores controlar vários personagens em um sistema de combate baseado em comandos, como os RPGs tradicionais, Final Fantasy XVI apresenta um sistema baseado em ação, projetado por Ryota Suzuki, que trabalhou em Devil May Cry 5. O produtor Yoshida também evitou usar o termo “JRPG” para descrever Final Fantasy XVI.
Leia também: Requisitos de Lords of the Fallen PC revelados
1 comentário
Resposta: MAME agora suporta ainda mais jogos de arcade - TechGEEK