Wargraphs, startup sediada em Paris e responsável pelo aplicativo estatístico Porofessor do League of Legends, foi recentemente adquirida por um valor impressionante de $54 milhões. A empresa, que até a semana passada tinha apenas um funcionário, chamou a atenção da empresa de aquisição sueca MOBA Network, especializada em jogos MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Essa aquisição destaca o potencial do setor de jogos e o crescente interesse nas ferramentas de análise para jogadores competitivos.
A Wargraphs é conhecida por seus aplicativos complementares do League of Legends, Porofessor e League of Graphs. Essas ferramentas fornecem uma variedade de informações, como taxas de vitória e escolhas de personagens de jogadores competitivos. Além disso, elas oferecem recomendações de construção, análise pós-jogo, acesso a replays e muito mais.
Segundo o TechCrunch, a Wargraphs também desenvolve análises para Legends of Runeterra e Teamfight Tactics, mas o League of Legends continua sendo o seu maior negócio. O Porofessor, o aplicativo líder dentro do jogo, já registrou mais de 10 milhões de downloads no Overwolf e mais de 1,25 milhão de usuários diários ativos. Esses números de usuários combinam o tráfego do Overwolf – uma plataforma que permite a criação, compartilhamento e monetização de aplicativos e modificações dentro do jogo – e do próprio site do Porofessor. Desde o seu lançamento, os sites da Wargraphs já registraram 4,5 bilhões de visualizações de página, de acordo com o anúncio da aquisição.
A receita da Wargraphs atingiu $13,4 milhões em vendas durante o ano encerrado em novembro de 2022, provenientes de publicidade em seus sites e no aplicativo do jogo. Esses números impressionantes, juntamente com a base de usuários estabelecida, chamaram a atenção da MOBA Network, que fez um pagamento inicial de 25 milhões de euros ($27 milhões) e poderá pagar até €25 milhões adicionais com base no alcance de metas de rentabilidade após 12 e 24 meses da aquisição.
A MOBA Network é uma empresa especializada em adquirir, desenvolver e operar comunidades de jogos para o mercado global de jogos. Ela possui uma das maiores redes de comunidades de jogos do mundo, incluindo 23 marcas baseadas na web e a rede Union for Gamers do YouTube, que conta com mais de 1.000 criadores de conteúdo.
Jean-Nicolas Mastin, fundador de 35 anos da Wargraphs, expressou entusiasmo com a aquisição. Em um comunicado, ele comentou sobre sua jornada de 10 anos desde o lançamento do League of Graphs até a criação do Porofessor. Ele enfatizou sua abordagem centrada na comunidade e mencionou que, com o apoio da MOBA Network, poderá oferecer ainda mais valor aos jogadores e alcançar o maior número possível de usuários.
O League of Legends continua sendo um dos jogos mais populares do mundo, com cerca de 150 milhões de jogadores ativos mensalmente, de acordo com a Newzoo. Além disso, foi o título mais assistido no Twitch em maio, com 121 milhões de horas assistidas. Esses números demonstram a importância e a influência duradoura do League of Legends na comunidade de jogos.
Leia também: Microsoft anuncia o lançamento do aguardado Flight Simulator 2024 com recursos inovadores
Com a aquisição da Wargraphs pela MOBA Network, é provável que haja um aumento significativo no desenvolvimento de ferramentas e recursos para os jogadores do League of Legends e potencialmente para outras comunidades de jogos também. Os jogadores competitivos e entusiastas do League of Legends podem esperar novas atualizações e funcionalidades interessantes provenientes dessa parceria.
1 comentário
Resposta: Demonstração por tempo limitado de Homeworld 3 no Steam Next Fest de 2024 - TechGEEK